Penal

[Direito Penal][bleft]

Consumidor

[Direito do Consumidor][bsummary]

Diversos

[Comemoração][twocolumns]

Geral

[Conhecimentos gerais][bleft]

Estabelecido teto de reajuste para planos de saúde individuais

Conformem site oficial, a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou o reajuste a ser aplicado aos planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares no período entre maio de 2018 e abril de 2019, o índice máximo de reajuste que poderá ser aplicado ficou fixado em 10% e este percentual é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 – atingindo milhões de beneficiários, representando 17% do total de 47,3 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.
 

Vale ressaltar que os consumidores têm o poder de escolha, caso sintam-se lesados ou prejudicados, podem optar pela portabilidade para outra operadora, consulte ou faça a comparação no Guia ANS.

Como o percentual autorizado pela ANS foi de no máximo 10% as operadoras não podem aplicar um percentual mais alto do que o autorizado, mas são livres para reajustarem índices inferiores ou até mesmo manter as mensalidades sem reajuste.

O reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato. É permitida a cobrança de valor retroativo em tantos quantos forem os meses de defasagem entre a aplicação e a data de aniversário e deve constar claramente no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado pela ANS, o número do ofício de autorização da ANS, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste mensal.

Caso tenha dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a ANS por meio dos seguintes canais de atendimento:
  • Disque ANS (0800 701 9656);

  • Central de Atendimento ao consumidor, no endereço eletrônico www.ans.gov.br;

  • Ou pessoalmente, em qualquer um dos núcleos de atendimento.

Fonte: ANS

Nenhum comentário:

• Os comentários são exclusivamente de responsabilidade de seus criadores (sujeito a aprovação antes de ser publicado).
• Não esqueça de marcar "Notifique-me" para ser notificado(a) quando seu comentário for respondido.